Comunicação Social: Há 50 anos fazendo história na UFC
- Leonardo Igor, Luan Carvalho
- 29 de abr. de 2015
- 2 min de leitura

Foto: Iury Figueiredo
O curso de Comunicação Social da UFC celebra seu cinquentenário em meio a diversas referências do passado, os problemas e condições atuais e os planejamentos para o futuro. Época propícia para se fazer uma comemoração em forma de reflexão sobre diversos pontos que envolvem o curso.
A Resolução N.82 do dia 22 de novembro de 1965 deu a honra da UFC abrigar um Curso de Jornalismo. Tendo como sede a Associação Cearense de Imprensa, o curso se deslocou em 1975 ao Bairro Benfica, onde se encontra até hoje. Rodeado pela riqueza cultural do bairro, o curso de Comunicação conseguiu produzir grandes frutos de projetos, ideias, profissionais e exemplos. O “Tristão de Athayde” foi pequeno para tanta história do D.A; o prédio, minúsculo para tantas memórias dos alunos; o “ventão” muito estreito para tantos encontros e relatos. O curso era promissor e realmente cresceu. A Comunicação Social da UFC cresceu quando incorporou o curso de Publicidade e Propaganda em 1998, ficou maior com a criação de grandes projetos como o PETCom, a LIGA, a Rastro; mas acima de tudo, ela cresceu porque fez os alunos crescerem junto. Ver grandes profissionais, grandes exemplos, grandes pessoas que passaram (ou estão passando) pela Comunicação Social da UFC é a maior prova de que a criação do curso e todo o seu desenvolvimento deu certo. Ver alunos comprometidos com a mudança e desenvolvimento da sociedade através da comunicação é o maior motivo que esses 50 anos tem para comemorar.
Porém, num momento em que comemoramos fortemente a chegada de pilhas no departamento, há muito ainda a ser debatido como forma de construção. A Comunicação Social chega aos 50 anos com incertezas e preocupações sobre a fixação do prédio do curso, sobre a demolição da histórica ‘torrinha’, a falta de gestão do D.A, as reformas curriculares, a falta de equipamento e manutenção etc. Viver essa era de ouro da Comunicação Social na UFC é também pensar sobre a situação atual com um senso crítico para que o futuro do curso alcance resultados ainda melhores dos que são obtidos hoje.
O Câmbio entrevistou três professores. Além de ser uma entrevista com docentes, é uma entrevista com a história do curso. Uma linha do tempo que apresenta momentos da Comunicação Social desde os primórdios até os dias de hoje na visão de três professores de épocas distintas.
Comments