QUINTA (18/05)

16h - 18h 

18h - 20h

MESA 'MODELOS ALTERNATIVOS DE JORNALISMO CULTURAL',
com Gabriela Dourado e Clara Dourado (Blog Desenroladas) e Cinema com Rapadura.
LOCAL: Auditório da História (Prédio CAEN).
MASTERCLASS 'POLÍTICAS PÚBLICAS CULTURAIS',
com Magela Lima.
LOCAL: Auditório da História (Prédio CAEN).

PROGRAMAÇÃO

OFICINA DE RESENHA,
com Ronaldo Salgado. 
LOCAL: Audiovisual da História (1° andar).
MESA 'O QUE É O JORNALISMO CULTURAL HOJE?', com Henrique Araújo, Dellano Rios e Henrique Rocha.
LOCAL: Auditório Rachel de Queiroz.

TERÇA (16/05)

16h - 18h 

18h - 20h

QUARTA (17/05)

15h - 17h 

17h30 - 19h30

OFICINA DE ASSESSORIA E PRODUÇÃO CULTURAL, com Maíra Suspiro e Bebel Medal. 

LOCAL: Audiovisual B (2º andar) .
MESA 'DO OUTRO LADO DO BALCÃO',
com Ari Areia, Felipe Araújo e Mona Gadelha.
 
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação da História (1° andar).  

      A SEJOR é a Semana de Jornalismo do Curso de Jornalismo da da Universidade Federal do Ceará. Promovida e organizada pelo Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social com apoio da Coordenação do Curso de Jornalismo, a semana de palestras e mini-cursos é realizada tanto para os estudantes do curso de Jornalismo como para o público em geral. A cada edição, o evento escolhe uma temática para promover o intercâmbio de experiências trazidas por profissionais do mercado e pesquisadores, o que leva ao acesso a questões pertinentes não só à prática jornalística, mas também a formas de análise e debates sobre o futuro da profissão e das publicações jornalísticas. Para 2017, a temática escolhida é Jornalismo Cultural.

 
RONALDO SALGADO
RONALDO SALGADO

Formado em Comunicação pela UFC em 1979, com mestrado em Literatura Brasileira pela UFC 2004. Trabalhou no Anuário do Ceará, Jornal O Povo, Rádio Verdes Mares, jornal Diário do Nordeste e as agências de publicidade Stylus e Janella. Foi professor da UFC de 1988 a 2017. Criou, organizou e orientou a Revista Entrevista, da disciplina de Laboratório de Jornalismo Impresso desde 1992, cuja edição 37 está na gráfica para ser publicada em maio deste ano, completando 25 anos de existência.

press to zoom
HENRIQUE ARAÚJO
HENRIQUE ARAÚJO

Jornalista e mestrando em Literatura pela UFC. Foi editor-chefe de Cultura, editor de Esportes, Cidades e Primeira Página do O POVO. Atualmente, é editor de Política e Cronista do O Povo. Colaborou com revistas como Piauí e Bravo. Participou de antologia de poemas. Foi contemplado com Edital de Literatura da Prefeitura de Fortaleza em 2007. No Grupo Trema (Território de Expressão no Mundo Anônimo), publicou um livro-reportagem sobre os terminais de ônibus da capital cearense.

press to zoom
DELLANO RIOS
DELLANO RIOS

Jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará, e mestre em Sociologia pela mesma Universidade. Trabalha com Jornalismo Cultural há 11 anos. Atualmente, é editor da área de Cultura e Entretenimento do Jornal Diário do Nordeste. É autor do livro "O povo fez sua santa", resultado de sua dissertação.

press to zoom
HENRIQUE ROCHA
HENRIQUE ROCHA

Possui graduação em Comunicação Social pela UFC(1995), especialização em Gestão de Produtos e Serviços Culturais pela UECE (2002), especialização em Cultura Folclórica Aplicada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (2005) e Mestrado em Psicologia pela Unifor (2006). Atualmente é professor do ensino superior da FAC, Produtor Cultural do ICA-UFC e doutorando em Ócio, Comunicação e Cultura para o Desenvolvimento Humano pela Universidade de Deusto, em Bilbao - Espanha.

press to zoom
MAÍRA SUSPIRO
MAÍRA SUSPIRO

Publicitária de formação, atua há mais de 10 anos com planejamento estratégico e comunicação integrada. Passou pelo Marketing de empresas como Shopping Iguatemi Fortaleza, Saraiva S/A e Governo do Estado do Ceará, além de projetos culturais como Festival Cine Ceará, MAC - Mercado Audiovisual Cearense, Feira da Música, Info Brasil, dentro outros. Atualmente, é Diretora de Comunicação e Marketing do PMI-CE (Project Management Institute - Chapter Ceará Brazil).

press to zoom
BEBEL MEDAL
BEBEL MEDAL

Jornalista formada pela Unifor e mestra em História Social pela PUC-SP. Tem experiência na área de assessoria de imprensa, com destaque para área de eventos culturais, como o Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, Ceará Music e Bienal Internacional do Livro do Ceará. Atualmente, integra o corpo de professores do Instituto de Artes e Técnicas de Comunicação, ministrando o módulo de Assessoria de Imprensa para Eventos e coordena o núcleo de assessoria de imprensa da Agência Maestros.

press to zoom
ARI AREIA
ARI AREIA

Jornalista e ator, membro do Outro Grupo de Teatro, onde desenvolve, desde 2011, pesquisa sobre sexualidade, gênero e suas subjetividades resultante nos espetáculos "Comer Querer Ver" (2012), "Caio e Léo" (2014), "Histórias Compartilhadas" (2015) e "Ninguém" (2017). Representante suplente do Fórum Cearense de Teatro no Conselho Municipal de Políticas Culturais.

press to zoom
FELIPE ARAÚJO
FELIPE ARAÚJO

Jornalista e com especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem pela UFC, passou pelas redações dos jornais O POVO e Diário do Nordeste, atuando como repórter, redator, repórter especial, editor-executivo e diretor de audiência. Também atuou em assessorias de comunicação do poder público. Na área de cultura, iniciou como repórter do caderno Sábado; foi redator no Caderno 3, editoria de cultura do Diário do Nordeste; e editor-executivo do caderno Vida & Arte (jornal O POVO).

press to zoom
MONA GADELHA
MONA GADELHA

Jornalista e mestranda pela UFC. Coordenadora do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes. Foi repórter do jornal O Povo (caderno Domingo, 1984/1985), TV Manchete, editora do jornal Meio & Mensagem e redatora das agências Scala Publicidade e Agência do Sol. Criou vários projetos culturais com a Brazilbizz, como a curadoria do projeto “Jazz na Caixa Cultural” por cinco edições em São Paulo. Escreveu os perfis biográficos de José de Alencar e Petrúcio Maia (Edições FDR, 2002 e 2017).

press to zoom
GABI DOURADO
GABI DOURADO

Formada em Jornalismo pela Unifor com pesquisa voltada especialmente para tendências de consumo, cultura e sustentabilidade. Atua há mais de 10 anos no mercado cearense nas áreas do jornalismo e marketing de moda. Passou temporada em São Paulo aprofundando seus estudos e trabalhos no campo do marketing digital e coolhunting. Também divide seu cotidiano com outras duas paixões: a música e o teatro.

press to zoom
CLARA DOURADO
CLARA DOURADO

Jornalista e pós-graduanda em Moda e Comunicação pela Unifor. Por seis anos foi repórter e colunista do Diário do Nordeste, no qual entrevistou diversas personalidades do mundo do entretenimento e da moda. No universo fashion, para além dos textos e pesquisas, também se aventura em produções de moda e styling para catálogos.

press to zoom
CINEMA COM RAPADURA
CINEMA COM RAPADURA
press to zoom
MAGELA LIMA
MAGELA LIMA

Jornalista formado UFC. Entre 2003 e 2012, integrou as equipes dos principais veículos de comunicação do Estado, sempre dedicado ao jornalismo cultural. É colaborador do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. Professor, com passagem pela FANOR e atualmente ligado ao corpo docente da UNI7, é mestre em Teatro pela UNIRIO e finaliza seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Entre 2013 e 2016, ocupou o cargo de Secretário de Cultura na Prefeitura de Fortaleza.

press to zoom

CONVIDADOS