top of page

A mulher independente do século XXI


(foto: arquivo da internet)

Se Jesus vivesse nos nossos dias, ele provavelmente já teria dito que “é mais fácil para um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um uma pessoa triste entrar no reino de Deus.”


Coaching motivacional. Mercado fitness. Auto-ajuda para crianças. #happinesschallenge. “10 dicas para ser feliz todos os dias”. Emagreça e rejuvenesça com chá milagroso. BLEH! Diabos, eu realmente já estou farta dessa atual imposição que nos estabelecem de ir em busca da felicidade, de ser feliz e, como se já não fosse o bastante, de demonstrar toda essa felicidade constantemente.


Às vezes eu só gostaria de ter vivido nos anos 20, quando as fotos eram aquele ritual sisudo e solene, onde só era preciso ficar inerte e sério por alguns minutos. Mas há quem diga que a postura blasé está em voga hoje em dia também, não é mesmo? Bah! Mais uma bobagem pra conta. Ai, se todos fossem como eu, fiel a meus valores, gostos, e, principalmente, à minha personalidade.


Já os meus filhos, ah... Sendo da “geração smartphone” como são, se deixam influenciar por qualquer besteira mesmo. Ah, mas eu não. Se tem algo do qual me orgulho hoje, é de ser essa mulher bem-resolvida, bem-sucedida, e, além de boa mãe e esposa, que não se deixa se influenciar por nenhuma modinha do momento. Hahaha. Não preciso me exibir nas redes sociais, não tiro foto de todos os momentos do meu dia, não me obrigo a sorrir pra ninguém, e muito menos a exaltar minha própria felicidade na rede. Essas necessidades modernas não me convém, estão todas muito aquém do meu espírito autenticamente renascentista.


De vez em quando, ainda, me pego pensando na minha vizinha Sandra. A pedante posta foto tooodos os dias, posta foto dos pratos que cozinha, dos filhos arrumados, dos filhos dormindo, DELA dormindo. Af! Exibida. Mesmo que eu soubesse cozinhar, nunca postaria tanta foto de comida quanto ela. E a filha dela, então! Céus, consegue ser pior, a bestinha! Pobres diabos! Nunca preciso perguntar nada sobre a Amanda, filha da Sandra, pra minha filha. A moçinha posta tudo o que faz na internet. Que desnecessário!... Ai, ai, já são 8 horas? Divaguei tempo demais e me atrasei pro trabalho! Oh, e logo hoje, que é dia de reunião da empresa! Putz, será que hoje é meu dia de ir buscar as crianças na escola também? Ah, depois eu confiro no bloco de notas, mas acho que hoje é a vez do Eriberto. É, é... deve ser.


4 horas e meia de reunião, inacreditável! Vê se pode, absurdo, não? Pensava que esse negócio de finanças comportamentais fosse menos complicado. Ai… às vezes fico imaginando se não seria mais fácil trabalhar com festas e eventos, como a Sandra faz… Humpf, não mesmo! Sou mais eu. Meu emprego é intelectual e moderno! Por falar nisso, acho que já está na hora de dar uma atualizadazinha no meu feed, já faz muito tempo mesmo que não posto nada, 5 dias… Aquele exibido do Gláucio, meu chefe… Além de não ter comparecido à reunião de hoje, ainda tem a cara de pau de ficar postando foto dele com a família no cruzeiro da companhia, tsc, tsc... Indiscreto. Estaria eu, sempre cercada de idiotas fúteis?


Ih, hoje tinha jogo das crianças na escola, será que ainda dá pra eu chegar a tempo? Sem falar que acabo de descobrir que sim, hoje é meu dia de buscá-las! Mas ainda há tempo. Só preciso passar na farmácia antes.

Maldito engarrafamento. Hum, pelo menos dá pra ler umas notícias.


Maldita fila gigante que impera nas drogarias cosmopolitas. Será que dá tempo de conferir as notificações enquanto chega minha vez?


Ah, enfim de volta pra casa. Agora, sentada, pego meu celular pela quarta vez no dia, apenas, pois não sou dependente, né? Isso aí, vamos dar uma checada na lista de hoje, nos compromissos e registros do dia… *1 nova mensagem com mídia.* PUTZ! Mas que lixo, que lixo, como eu pude me esquecer disso hoje? Quê que vão pensar de mim, hã? “que desleixada e fracassada ela é”. “desligada e distraída.”


Ai, ai, ai! Como eu pude me esquecer, como pude? Esqueci o dia mais importante dessa semana, e a parte mais importante do dia! As fotos da reunião de hoje iam para a capa da página da empresa e também vão abastecer os sites. E eu esqueci completamente de sorrir na foto em grupo! Quê que vão dizer?


“dicas de como manter o sorriso mais tempo no rosto” → google → pesquisar

bottom of page