top of page

Jornalismo e negócios inovadores é tema da aula magna do segundo semestre do curso de Jornalismo da

Mudanças no mercado de trabalho do jornalismo e as novas práticas de se exercer a profissão foram reflexões feitas na aula inaugural do semestre 2018.2 do curso de Jornalismo, na Universidade Federal do Ceará (UFC), nesta quinta-feira (09). A mesa contou com a participação dos convidados Paulo Júnior, sócio-diretor da Caramelo Comunicações, Rafael Azevedo, jornalista e editor da Verminosos por Futebol e coordenador do Tribuna do Ceará, Larissa Cavalcante, publicitária e responsável pelos projetos especiais na Verminosos por Futebol, e mediação de Edgar Patrício, docente do curso de Jornalismo da UFC.

(Foto: Hanna Abrante)

O diálogo foi iniciado com ponderações sobre os modelos atuais da prática jornalística, em contraste com exercício da profissão em seu modo tradicional. A insatisfação com o mercado pode permitir novas perspectivas para se redescobrir no mercado, e foi assim que Rafael Azevedo e Larissa Cavalcante criaram o case de sucesso Verminosos por Futebol. O que a princípio seria apenas o portfólio virtual de Rafael, hoje se tornou um site de grande sucesso de esfera nacional, tendo alcance também em outros países, como Portugal.


A paixão pelo futebol unida a uma boa estratégia mercadológica culminou neste projeto que ganhou bastante visibilidade por mostrar um outro lado do jogo, um futebol que vai para além dos campos.“Eu sempre imaginava que o jornalismo esportivo deveria ser algo a mais, mas a necessidade de audiência e de ter o factual fazia que a gente não conseguisse dar atenção para outras abordagens, a ideia era lançar um site que fizesse somente isso, contar histórias”, relata Rafael. Além disso, a publicitária Larissa destaca a importância da produção de conteúdos que gerem interesse nas pessoas para que se tenha um melhor alcance.

Em uma outra perspectiva, Paulo Júnior, diretor da Caramelo Comunicação trouxe para o diálogo uma outra possibilidade dentro do mercado do jornalismo, a assessoria de comunicação. Pensar em comunicação organizacional pode parecer um fim não tão esperado para aqueles que anseiam vivenciar o jornalismo tradicional. No entanto, abrir o olhar para enxergar as possibilidades dentro da área e do mercado é de extrema importância para os futuros profissionais.


Atualmente a comunicação não anda segregada em nichos, mas numa infíma interseção de diversos segmentos. Palavras que antes poderiam ser restringidas ao vocabulário de publicitários hoje estão indexadas dentro da realidade do jornalismo, como marketing de conteúdo e marketing digital. A Caramelo trabalha na prestação de serviços diversos para seus clientes, como desenvolvimento de identidades visuais e textos institucionais. “Durante muito tempo a gente pensa que o nosso maior patrimônio é o texto, mas quando a gente começa a fazer uma reflexão que o nosso objetivo é que as pessoas comprem o nosso texto, a forma que ele é disposto numa página é fundamental”, relata Paulo.


bottom of page