top of page

Grupos em Fortaleza se reúnem para aprender a tocar instrumentos musicais

Projetos de extensão abrem portas de instituições de ensino para a comunidade

Rotineiramente as pessoas encontram na música apenas uma forma de relaxar. Os benefícios, contudo, podem ser ampliados com o estudo da técnica musical e fatores como cognição, estética e sociabilização são aperfeiçoados quando o som ganha espaço além dos fones de ouvido. Em Fortaleza, por exemplo, são vários os projetos que promovem o ensino de instrumentos musicais.

O curso de Iniciação Musical em Instrumento, oferecido pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Fortaleza, destina vagas para quem não possui vínculo com a instituição. Com duração de dois semestres, as aulas do curso acontecem no período vespertino e destinam-se ao aprendizado de violão, teclado, acordeão e canto popular. As inscrições acontecem no próprio site do IFCE.


Segundo o professor de sanfona, Nonato Cordeiro, os benefícios do estudo da música são muitos, como o desenvolvimento da sensibilidade, do senso estético, do sentido de cooperação, do exercício muscular e cerebral no aprendizado de um instrumento.“Eu acho gratificante. Muitos alunos que já têm uma certa idade, não tiveram oportunidade de estudar, e na extensão eles encontram esse espaço”, reflete o professor que está na Instituição desde 1991.


(Cada instrumento exerce uma função no coletivo, e a arte se torna, novamente, uma bela analogia para a vida. Concerto musical realizado Práticas Pedagógicas e Ensino Coletivo de Instrumento - Sinfonia BR. | Foto: Reprodução)

A professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Liu Ying, coordena dois projetos de extensão ligados ao ensino de música. O primeiro, Ensino Coletivo de Violino e Viola - Práticas Pedagógicas, tem um grupo voltado para adultos que se reúnem às segundas e quartas, já o grupo infantil, entre 7 e 12 anos, às terças e quintas-feiras, nos períodos vespertinos e noturnos. O cursos envolve teoria, prática e musicalização.


O segundo projeto é o Ensino Coletivo de Instrumento - Sinfonia BR que funciona em parceria com o IFCE no ensino de violino. Há também um trabalho realizado em conjunto com estudantes de música que promove musicoterapia e iniciação musical, atendendo crianças com autismo e síndrome de down. As inscrições acontecem no início de cada ano, geralmente em fevereiro no site da UFC.


Na Escola Estadual Caic Maria Alves Carioca, além das disciplinas eletivas há vagas para o curso de música, abertas principalmente para o público jovem e adulto, com período ideal de cerca de três anos de duração. As aulas são de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, e, atualmente, as inscrições são facilitadas.


Conforme a disponibilidade, o interessado pode se inscrever no departamento de música da escola e começar a aulas de teoria e prática. “A ideia é pegar pessoas que nunca tocaram instrumento na vida, para aprender do zero, mesmo”, pontua o professor da instituição, Inácio Saldanha. Inácio reconhece as dificuldades que algumas pessoas têm para adquirir instrumentos e ressalta a importância que o acervo da escola possui como apoio no aprendizado.


Sobre a importância do estudo da música, Saldanha destaca o senso de coletividade que se estabelece na formação de uma orquestra, além do aprendizado de história e linguagem. “Eu não entendo porque a música não é mais valorizada, não como política de governo, porque governo passa, mas como política de Estado. Um jovem que tem um violino na mão ele não vai ter tempo para ser chamado a fazer parte de uma facção”, diz.


SERVIÇO


Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - Fortaleza

Avenida 13 de Maio, 2081, Benfica.

Contato - Diretoria de Extensão e Relações Empresariais: (85) 3307.3635


Escola Estadual Caic Maria Alves Carioca

Rua Sargento Barbosa, 851 - Granja Lisboa.


Ensino Coletivo de Violino e Viola - Práticas Pedagógicas e Ensino Coletivo de Instrumento - Sinfonia BR (UFC)

Contato: camerataufc@gmail.com

https://www.facebook.com/ensinocoletivocordas/




bottom of page