top of page

Agora vai


Após um dia de aula cansativo, a única coisa que Pietra queria fazer era chegar em casa e começar a estudar. Por viver procrastinando, ela sempre acabava fazendo as atividades e trabalhos em cima da hora e, assim, via o seu rendimento acadêmico ser comprometido.

Para evitar que este tipo de comportamento prejudicasse suas notas, a decisão foi criar uma planilha de estudos e segui-la rigorosamente (mesmo que esse fosse o sétimo horário que Pietra criasse em menos de cinco meses, ela sentia que esse era O horário). O tempo dedicado ao uso da internet seria limitado a uma hora por dia, ou seja, exatamente o período que durava o trajeto dela de ida e volta de casa para a faculdade; assim, ela aproveitaria o tempo gasto no transporte público para saber as novidades do mundo pop, que era a sua paixão. Por ter estabelecido um horário para usar a internet da forma que quisesse, Pietra acreditava que isso faria com que ela parasse de passar horas na internet lendo sobre assuntos de interesse pessoal e que acabavam fazendo com que ela parasse de se concentrar nos estudos.

Embora não gostasse muito de política, Pietra decidiu ler um pouco mais sobre todos os dias. Os professores costumavam fazer debates nas aulas acerca do cenário político atual e ela raramente tinha a oportunidade de falar sua opinião, pois, geralmente, não tinha conhecimento sobre o assunto. Esta situação fazia ela se sentir uma intrusa na sala de aula, pois enquanto os seus colegas pareciam estar a par de muitas notícias do âmbito político, ela não tinha noção sobre o que e quem seus colegas falavam.

Ao subir no ônibus, Pietra acessou a internet e viu o desenrolar de uma história: um político que tinha negado envolvimento com um esquema de propinas estava sendo seguido por policiais e, nas investigações, foi descoberto como ele atuava nisto. Ao ler a notícia, Pietra percebeu que esta situação parecia o plot twist de uma série policial. Por gostar muito de séries, ela ficou ansiosa para acompanhar o desenvolvimento da situação; além de estudar um pouco mais sobre assuntos atuais, ela ainda conseguiria, de certa forma, acompanhar um espécie de série policial.

Pietra estava tão interessada no assunto que, ao chegar em casa, tirou os sapatos, sentou-se no sofá e ligou a televisão, com a esperança de que o jornal mostrasse o desenrolar daquelas ações. Após dez minutos assistindo, ela percebeu que não lembrava o nome de alguns envolvidos no esquema. Então decidiu acessar a internet pelo celular e ler sobre o assunto enquanto assistia ao jornal.

Após duas horas em frente a televisão, Pietra percebeu que tinha estourado o tempo limite de uso das redes sociais e assim tinha estragado a sua planilha de estudos. Ela decidiu então criar um novo horário e pesquisar vídeos sobre hábitos de estudos e formas de parar de procrastinar. Ao acessar uma plataforma de vídeos, Pietra achou um vídeo muito interessante com um título bem atrativo: “Aprenda a parar de procrastinar e comece a estudar + Minhas dicas de planilha de estudos”. Quando estava na metade do vídeo, percebeu que faltava meia hora para o término dele. Agora era tarde, pois já tinha estourado o tempo de uso da internet. Ela só podia esperar que dessa vez as dicas funcionassem.

bottom of page