top of page

Comunicação Pública é tema de aula inaugural do semestre do Curso de Jornalismo da UFC


Foto: Ivig Freitas

Nesta quinta feira, 17, alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará participaram da aula de abertura do semestre 2017.2, que trouxe para o centro da discussão a comunicação pública e seus desafios. O evento ocorreu no Auditório José Albano, localizado na área 1 do Centro de Humanidades, e marcou também a recepção dos alunos recém-ingressos no curso.

Iniciada às 16h, a atividade foi conduzida por Daniel Fonseca e Adriano Muniz, ambos formados pela Universidade Federal do Ceará, e por Fátima Abreu, diretora de programação da Rádio FM Assembleia. A discussão contou com a mediação de Edgard Patrício, professor do curso de Jornalismo da UFC.

Abrindo o diálogo, Daniel Fonseca, servidor da Rádio Universitária e membro do Coletivo Intervozes - organização que atua no sentido de garantir o direito humano à comunicação - abordou a necessidade de se conferir maior protagonismo à comunicação pública, destacando que “existem 25% mais rádios comunitárias no Brasil [...] do que rádios comerciais FM, por exemplo.”

Logo após, Adriano Muniz falou sobre o papel da TVC, emissora pública da qual é presidente desde maio deste ano, e contou sobre a preocupação da rede em valorizar os canais de comunicação com o Público, ao “resgatar esse ‘esqueleto’, essa linha editorial da cultura, da informação, do entretenimento, da prestação de serviços [...] de tudo aquilo que tem a cara do povo cearense”, como ressalta. Antes de o debate ser aberto aos alunos, a jornalista Fátima Abreu contou sobre sua experiência como diretora da Rádio FM Assembleia, que, em novembro, completará 10 anos de existência.

A aula foi, para alguns dos presentes, um contato inicial com o universo acadêmico do jornalismo, como para Eduarda Porfírio, que acaba de chegar ao curso. Questionada sobre suas expectativas com a graduação, afirma: “Quero aproveitar ao máximo tudo desse semestre. Eu já venho com um foco que é o jornalismo esportivo, mas também quero conhecer as outras áreas do jornalismo.”.


bottom of page