top of page
Buscar

ICA: mudanças para a Comunicação

  • Aléxia Vieira e Wanderson Trindade
  • 25 de abr. de 2016
  • 2 min de leitura

Foto: Ribamar Neto

No início deste ano a coordenação da Publicidade e Propaganda transferiu-se definitivamente para o ICA, no Campus do Pici, ocasionando, dessa forma, uma separação física em relação ao Jornalismo, o qual ainda mantém a coordenação no Centro de Humanidades, no bairro Benfica. Historicamente, os dois cursos sempre foram intimamente ligados, pois além de terem as mesmas origens na Comunicação Social, enquanto habilitações, o movimento estudantil divide o Diretório Acadêmico.

A primeira cisão entre os cursos ocorreu em 2011, quando a Publicidade deixou de ser uma habilitação para se tornar um curso independente. Mesmo com essa linha divisória, porém, os alunos calouros dos dois cursos tinham aulas juntos, justamente pela proximidade das graduações. Mas, com um mercado de trabalho que exige cada vez mais o aperfeiçoamento das técnicas, reformas curriculares foram sendo implementadas e a partir de 2014 a separação entre os cursos se acentuou progressivamente.

Yago Dantas, aluno do sétimo semestre de Publicidade, comenta sobre a separação dos cursos: “Fica um vazio muito grande, pois não se pensa mais em uma Comunicação Social transformadora, mas sim, tecnicista, o que é muito ruim para todos nós”.

A convivência entre os alunos dos dois cursos é outro ponto a ser levantado. A aluna Fernanda Maia, também do sétimo semestre de Publicidade, diz que sente falta e relata: “mesmo não tendo mais aulas juntas, as pessoas que ficavam amigas na semana de recepção, se encontravam por aqui (Centro de Humanidade) para almoçar e agora não tem mais isso”. Para Fernanda, porém, a mudança de só um curso da Comunicação Social para o Pici foi a parte mais prejudicial: “se os dois tivessem ido ao mesmo tempo, nós estaríamos muito mais fortificados, para conseguir espaço lá, projetos de pesquisa, extensão, tudo. Essa mudança de apenas um curso não fez sentido”. Além disso, ela afirma ainda não ter conseguido criar laços de pertencimento no ICA: “sempre que acaba a aula, eu pego o intercampi e venho direto pra cá”.

Perspectivas para o Jornalismo

A estrutura do recém criado (e inacabado) prédio do Instituto de Cultura e Arte vem, desde o segundo semestre do ano passado, recebendo aulas de todos os cursos vinculados a ele - com exceção do Jornalismo -, e a mudança da coordenação da Publicidade para lá, gerou muitas dúvidas nos estudantes de Jornalismo, já que há o intuito de que o curso também deixe o Centro Humanidades. A falta de estrutura do ICA, dessa forma, torna-se o maior empecilho para essa transferência e, em reunião do colegiado do Jornalismo, durante a greve do ano passado, foi decidido pela a permanência no Benfica até a conclusão das obras.

Rafael Costa, coordenador do curso de Jornalismo, relata: “fizemos uma visita técnica ao ICA para avaliar as condições para a mudança, mas em vista da tamanha demora e indecisão para a instalação de equipamentos, como ar-condicionados, computadores em sala, etc., a gente decidiu permanecer no Benfica.”. Além disso, Rafael enfatiza que a proposta é que a mudança seja feita com as necessidades do curso sendo atendidas, o que inclui a criação de uma biblioteca e a conclusão do Bloco J, do jornalismo, por exemplo.


 
 
 

Comments


Av. da Universidade, 2762, Centro de Humanidades II, Campus do Benfica. O Câmbio é um projeto independente desenvolvido pelo PETCom. Site desenvolvido por Igor Cavalcante, Gabriela Vieira e Layton Maia, com wix.com. 2014/2015.

bottom of page