top of page
Buscar

Estudantes de Comunicação atuam em simulação da ONU

  • Gabriela Vieira e Isaac de Oliveira
  • 23 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

Na foto: Italo Nunes e Yasmin Araújo, repórteres do Fuji News Network na SONU 2015

Foi realizada em Fortaleza, entre os dias 16 e 20 de setembro, a 11ª edição da Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU). O programa, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), é o primeiro e único modelo de simulação de organismos internacionais do estado. Desde 2006, a SONU conta com a participação de estudantes de Comunicação, quando o Comitê de Imprensa Internacional (CII) foi simulado pela primeira vez.

Com o objetivo de realizar uma produção jornalística em tempo real baseada no que acontece durante os debates, estudantes de comunicação compõem o CII como repórteres e editores. O Comitê simula diversos veículos de comunicação do mundo e, para que a simulação se dê de maneira fiel, as linhas editoriais desses veículos são seguidas. “Pra perceber a importância do CII na SONU, basta acompanhar as discussões de qualquer comitê durante o evento: os participantes leem, veem e ouvem todo o material jornalístico produzido, e muitas vezes tem o debate influenciado ou até conduzido pelas informações e opiniões contidas nas notícias.”, revela Falkner Moreira, estudante do 8º semestre de jornalismo da UFC e Secretário de Comunicação da SONU 2015.

Além disso, o CII conta com a presença de assessores, que são responsáveis pelos comitês da SONU desde a primeira divulgação. Falkner explica que os assessores foram integrados ao CII “para mediar da melhor forma o contato entre os participantes dos comitês e os repórteres, e também garantir que as informações cedidas estejam corretas e com as ideias do comitê bem expressas.”.

Rebeca Soares, estudante do 3º semestre de Jornalismo da UFC, participa da SONU desde o ensino médio e afirma que o programa foi importante na escolha da carreira profissional. “Ainda no ensino médio eu pude conhecer, mesmo como observadora, uma rotina do jornalismo e perceber como é relevante nas decisões internacionais.”, relata. Após integrar o CII pela terceira vez, Rebeca afirma que “nos quatro dias a gente sente bem como é a rotina. Selecionar o que é mais importante, cumprir deadline, se relacionar com as outras agências, saber quem entrevistar e o que perguntar.”.

Um dos veículos de comunicação simulados em 2015 foi o jornal impresso The Guardian, do qual Andrezza Albuquerque, estudante do 6º semestre de jornalismo da Unifor, foi editora. Pela primeira vez na SONU, ela conta que essa foi a melhor experiência acadêmica que já teve: “Depois de passar pela SONU eu percebi que estou no curso certo, é esse o caminho que eu pretendo seguir.".

A 12ª edição da SONU, prevista para o segundo semestre de 2016, celebrará os 10 anos do Comitê de Imprensa Internacional na simulação. A edição comemora o sucesso do CII e o destaque do comitê entre os MUN’s (Model United Nations - Modelo da ONU) “quem participa e compara, diz que o CII da SONU tem uma organização e uma qualidade muito superior.”, afirma Falkner.


 
 
 

Comments


Av. da Universidade, 2762, Centro de Humanidades II, Campus do Benfica. O Câmbio é um projeto independente desenvolvido pelo PETCom. Site desenvolvido por Igor Cavalcante, Gabriela Vieira e Layton Maia, com wix.com. 2014/2015.

bottom of page