top of page
Buscar

Volta às aulas na UFC

  • Anália Mendonça e Isabela Santana
  • 6 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

Foto: Rodrigo Lopes

Retorno do recesso escolar traz novos alunos e relembra a importância da recepção e integração destes no ambiente universitário

O segundo semestre de 2015 começou oficialmente na Universidade Federal do Ceará (UFC) nesta segunda-feira, 3 de agosto. Cada curso da instituição possui uma forma diferente de se articular para receber os calouros. Nos cursos de Comunicação Social, está ocorrendo a tradicional Semana de Recepção (SDR), na qual os alunos do segundo semestre da Publicidade e do Jornalismo preparam uma semana de integração para os calouros.

A SRD do segundo período de 2015 tem como tema central a infância, representada pela imagem da apresentadora de TV, Xuxa. Segundo Suzana Mesquita, estudante do segundo semestre de Jornalismo, a semana de recepção está sendo uma oportunidade importante para que os calouros conheçam a Universidade. Para ela, o grande diferencial deste semestre é que os organizadores têm, desde o início, a preocupação de fazer com que todos se divirtam, respeitando as diferenças e os limites de cada um. “Nós pensamos que se fosse feito algo divertido, talvez até atraísse mais calouros. E de certa forma foi o que aconteceu, já que no primeiro dia vieram em torno de 40 'bixos'”, afirmou Suzana.

Já no curso de Direito da UFC, a organização da recepção e da interação geral dos alunos da faculdade é responsabilidade do Centro Acadêmico do curso, o qual possui uma Secretaria de Cultura e Esportes que é a responsável final por esse tipo de evento. Durante a semana do trote, são separados horários para a apresentação dos projetos de extensão e há a arrecadação e a doação de livros, tendo em vista que os calouros, por terem saído recentemente da fase pré vestibular, possuem muitos materiais para estudo. Esses livros são doados para o curso Paulo Freire, que prepara alunos para o ENEM. Além disso, os veteranos contatam o Hemoce e, durante o período de recepção, os alunos podem se voluntariar para doações de sangue. Monique Maciel, veterana do curso e organizadora da recepção, ressalta a importância dessa semana: “Para os calouros é tudo muito esclarecedor, além de ser divertido. Ao final da semana eles já estão muito próximos tanto dos próprios colegas quanto dos veteranos.”.

É interessante notar que, com a existência das redes sociais, a integração dos alunos calouros, mesmo antes do início das aulas, passou a acontecer de forma facilitada. Amanda Tavares, estudante do segundo semestre de Medicina na UFC, afirmou que existe a cultura no curso de os veteranos adicionarem os calouros ao grupo do Facebook dos alunos de Medicina da universidade assim que a lista de aprovados no curso é divulgada. Isso é feito no intuito de integrar veteranos e calouros desde cedo. Thomas Jefferson, estudante do primeiro semestre de Medicina, conta que os calouros, acadêmicos da turma 117, se conheceram e tiveram a ideia de montar um projeto social antes do início de suas aulas através desse grupo. “Ao invés de esperar apenas pela oportunidade de somar com as pessoas durante a nossa profissão, a ideia foi a gente já começar a somar antes de iniciar a faculdade.” , disse Thomas Jefferson. No projeto, chamado 117 formas de amar, os estudantes calouros visitaram instituições do terceiro setor, levando doações e realizando refeições para os que são assistidos por essas instituições.


 
 
 

Comments


Av. da Universidade, 2762, Centro de Humanidades II, Campus do Benfica. O Câmbio é um projeto independente desenvolvido pelo PETCom. Site desenvolvido por Igor Cavalcante, Gabriela Vieira e Layton Maia, com wix.com. 2014/2015.

bottom of page