ENECOM 2015 reúne cerca de 700 estudantes na Bahia
- Nerice Esteves
- 28 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Foto: Nah Jereissati
Entre os dias 18 e 26 de julho, aconteceu em Salvador, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOM) com o tema ‘Potência e Ato: modos diversos de ser!’. O encontro, realizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOS), contou com a participação de cerca de 700 estudantes de diversos estados do Brasil e a Delegação do Ceará, composta por Fortaleza e Cariri, levou 65 pessoas.
O ENECOM seria sediado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas devido à greve nas universidades federais e estaduais baianas a UFBA negou a sede do encontro três dias antes do início. Os estudantes que compõem a ENECOS Bahia e a Comissão Organizadora do evento conseguiram o apoio da UNEB e o encontro pôde acontecer.
Em decorrência da mudança de sede aconteceram alguns problemas estruturais, como a retirada de estudantes de seus alojamentos, alagamento de barracas de campi e dispersão das delegações, devido à distância entre um alojamento e outro.
Aline Medeiros, estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, relatou a experiência de vivenciar o primeiro encontro: “Após trancos e barrancos, que vão desde a mudança de sede e espaços caindo mais que ‘forninhos’, encontrei pessoas que estavam lá com o mesmo objetivo que eu. Saí de lá com uma força para mudar esse ‘Brasillzão’, uma vontade de democratizar a comunicação e combater qualquer tipo de opressão”.
A Comissão Organizadora contava com um número muito reduzido de pessoas e, na tentativa de resolver os problemas relacionados à estrutura, tiveram dificuldade em garantir os espaços de debater e vivências. No entanto, com o auxílio dos estudantes, em especial os que compõem a Comissão Gestora Nacional (CGN) da Executiva e a “Somos Muitos”, frente de esquerda da Executiva, grande parte da programação foi assegurada. Daniel Macedo, estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará e membro da CGN, conta que “nós que compomos a Comissão Gestora Nacional da ENECOS, nos mobilizamos para, minimante, garantir que esses espaços pudessem acontecer numa política de redução de danos. Não acontecessem da forma defasada como já iria acontecer. Então nós tentamos mobilizar outros nomes, inclusive da própria executiva que já tocam a pauta de forma mais ampliada, para assim garantir a qualidade e a renovação da militância”.
Encontristas participaram na última quarta (22) de um ato no Palácio do Governo da Bahia em apoio à estudantes e funcionários das universidades baianas que estão em greve. Os encontristas, junto ao comando de greve, cantaram palavras de ordem, agitaram bandeiras e cartazes. Representantes do movimento grevista foram recebidos no Palácio, mas infelizmente os governantes se mostraram contrários à negociação. Apesar dos problemas enfrentados no encontro, estudantes puderam participar ativamente de alguns momentos.
Comments