Intercom Nordeste 2015 resulta em 11 prêmios para a UFC
- Gabriela Vieira
- 7 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

17ª edição do Intercom Nordeste apresentou inúmeras possibilidades aos estudantes de comunicação e pesquisadores que estavam em Natal-RN nos dias 2, 3 e 4 de julho. Entre apresentações de artigos acadêmicos e premiações de trabalhos práticos, a Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu o prêmio de universidade com maior participação e foi também premiada em 10 categorias do EXPOCOM. A participação e troca de experiências, no entanto, era restrita, visto que houve superlotação de oficinas e ausência de discussões em apresentações do EXPOCOM.
As inscrições para oficinas ocorreram antecipadamente e muitos congressistas não conseguiram se inscrever. Jorge Luís, estudante de Publicidade da UFC, foi um dos que não encontrou vaga: “Quando tentei me inscrever em alguma das oficinas, isso por volta de 15:00h da tarde do dia que se iniciou o processo, todas elas já estavam lotadas.”.
Outro problema enfrentado pelos congressistas foi a ausência de discussões e debates em algumas sessões. Participantes do congresso entraram em um debate sobre o formato do Intercom no grupo do Facebook “Intercom NE 2015, Natal, UnP”, questionando a ausência de retorno sobre o trabalho apresentado. Raquel Amapos, estudante de Publicidade da UFC, concorreu no EXPOCOM na categoria "Ensaio Fotográfico Artístico" e pontua que “O pior é que a gente acaba não tendo um feedback, nem por e-mail nem lá na presença, nem das pessoas que estão assistindo nem de um avaliador. Não tem um profissional da área, indicando o que pode ser melhorado, o que não tá legal.”.
Ainda esse ano os trabalhos práticos premiados no Expocom regional irão concorrer no congresso nacional, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 4 e 7 de setembro. O Intercom Nordeste 2016 será na cidade de Caruaru, PE.
Confira os trabalhos premiados da UFC:
Agência Júnior de Jornalismo – "Agência UniSports"
Anúncio impresso – "Anúncio para revista: Campanha de lançamento – Jogador Número 1"
Embalagem – "Box de cd-s – Novo Rap Brasil"
Fotonovela – "Bancos de contam histórias: um registro afetivo da Praça do Ferreira"
Jornal-laboratório impresso – "Impressões – Saúde Mental"
Livro-reportagem – "Trans olhares: Duas histórias de vida de pessoas trans em Fortaleza"
Produção em jornalismo digital – "Cargas D’água"
Programa laboratorial de TV – "Conexões"
Projeto de assessoria de imprensa – "Plano de comunicação para a livraria Lua Nova"
Publicidade em mídia digital – "Via coletivo: Um coletivo lotado de histórias para contar"
Comments